quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reflexão em Grupo

UM GRITO PELA VIDA BASTA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

1-Contexto de hoje

O mundo da pobreza está deixando as famílias numa situação que nunca se viu antes. Uma das evidências mais brutais é a exploração sexual infantil. A situação de violência e as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, assumem dimensões e características estarrecedoras. Na fala de uma promotora do Ministério Público do Pará: “São coisas bárbaras que, se não existissem vídeos, fotografias, entrevistas, não daria para acreditar: que um ser humano possa fazer com uma criança.” A situação se torna ainda mais dramática sabendo que o problema se alastra de norte a sul do Brasil. Devido à seca, crianças e adolescentes do Cariri/CE usam os postos de gasolina da BR 230 como posto de prostituição e porta de saída do Sertão. São Paulo e Rio de Janeiro ocupam os primeiros lugares no ranking nacional de denúncias de exploração sexual infantil que chegam até o Ministério da Justiça.


T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

FATO DE HOJE QUE NOS PROVOCA

No dia 12 de janeiro de 2008, um homem de 44 anos é encontrado num quarto de hotel com uma menina de 16 anos. Ela se chama Cida. A adolescente teria pedido uma carona para uma colônia de férias e, sem autorização do pai, resolveu seguir para Salvador. Em depoimento, a vítima confessou que relações sexuais com João. Ele a presenteou com roupas e dinheiro. Ela aceitou, segundo sua própria declaração, por ser muito pobre. O dinheiro e os presentes, segundo a delegada que apurou o caso, caracterizam crime de exploração sexual. Atraída pelo dinheiro rápido, Cida teve experiências ao longo das rodovias, em motéis, postos de gasolina etc, até chegar ao Rio de Janeiro.
Ela ficou presa junto com um grupo de adolescentes numa espécie de cativeiro (bordel afastado do centro) e que não chamava a atenção da população local. Proibidas de sair, elas eram submentidas à prostituição forçada com rapazes e home adultos, trabalhadores de uma fábrica. Viviam em um ambiente de medo e terror, até que um dia, Cida se arriscou a fugir e deu certo. Ela escapou para contar a sua história.

·         Na sua opinião, qual a causa de tudo isso?             

TEXTO DA BÍBLIA PARA ILUMINAR O FATO E DESCOBRIR O APELO DE DEUS HOJE

Vamos ouvir um texto do Evangelho de Mateus, no qual Jesus defende a vida das crianças contra o escândalo dos adultos e propõe serem as crianças como mestres dos adultos. Durante a leitura vamos prestar atenção na atitude de Jesus com relação aos pequeninos e perceber como o Pai marcou a sua vida e lhe deu olhos novos para perceber e avaliar a realidade que o envolvia. Jesus se coloca do lado dos pequenos, dos excluídos e assume a sua defesa.

Leitura lenta e atenta: Mt 18,1-7.10: Jesus defende a vida das crianças contra o escândalo.



MOMENTOS DE SILÊNCIO E DE REFLEXÃO

1.       O que mais chamou sua atenção na atitude de Jesus em defesa da vida das crianças?
2.       O que é escandalizar os pequenos e qual o castigo que merece?
3.       Qual a luz que estes textos trazem para o problema da exploração sexual da Cida?

Preces

L: Para que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja verdadeiramente cumprido, rezemos:

R: Senhor, escuta o nosso pedido!

L: Para que todas as leis federais, estaduais e municipais que dizem respeito à repressão do crime contra as crianças e adolescentes, sejam colocadas em vigor, rezemos:

L: Pelas famílias e as crianças que sofrem as consequências da exploração, para que a força, a misericórdia e a bondade de Deus as acompanhe e as liberte, rezemos:

REZAR O SALMO 92





[1] Da Cartilha montada pelo CEBi e CRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser