quarta-feira, 4 de julho de 2012

Para refletir em grupo


Um grito pela vida
 Basta de tráfico de mulheres para fins de exploração sexual
Abertura:
Tenho que gritar, tenho que lutar... Ai de mim se não o faço...
 
1.       Contexto de hoje
O tráfico de seres humanos é uma forma moderna de escravidão. A compra e venda de mulheres, homens e crianças para exploração sexual é a forma mais comum de escravidão em nossos dias.
A cada ano, entre 700 mil e 4 milhões de mulheres e crianças, vitimas deste tráfico, alcançam fronteiras internacionais.
O Brasil é a maior fonte latino-americana de mulheres destinadas ao comércio do sexo. A Europa é responsável por 15% das pessoas exportadas da América Latina.
Esse “comércio” faz com que a pessoa traficada seja privada dos seus direitos, viola o direito à vida, à segurança individual e ao direito de ir e vir.


EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM

ORAÇÃO: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, todos nós fomos feitos à tua imagem e semelhança. Todos os seres humanos são revestidos da mesma dignidade pessoal. Porém, muitos são tratados como “coisas”, como se não tivessem dignidade de filhos teus. A compra e venda de mulheres e crianças para exploração sexual, hoje, é uma das formas mais comuns de escravidão. Juntos te pedimos a graça de trabalhar pela liberdade e dignidade de todas as pessoas. Contamos com tua ajuda. Amém!

2.       Fato de hoje que nos provoca
Gabriela, uma jovem de 22 anos, que sempre teve o sonho de morar no exterior. Um dia, ao passear pela rua, uma mulher a chamou para conversar. Disse que Gabriela era muito bonita e lhe fez uma proposta de trabalho como modelo numa campanha de cosméticos em Madri, Espanha.
Gabriela ficou encantada, pois viu a oportunidade de conseguir um emprego para ajudar sua família, ser famosa e realizar seu sonho de morar no exterior.
Após muito refletir e conversar com sua mãe, Gabriela resolveu procurar a agência indicada pela mulher. Chegando lá, ela encontrou uma equipe que a recebeu muito bem, inclusive a mulher que lhe tinha feito a proposta.
Elas conversaram e ao saber que Gabriela havia aceitado a proposta, tomou todas as providências para sua viagem: passaporte, declaração, contrato, dinheiro...
Além disso, a mulher falou que quando Gabriela chegasse ao Aeroporto de Madri, haveria uma pessoa a sua espera para levá-la à “Agência de modelos” que a contrataria.
Chegando a Madri, foi recepcionada por uma mulher que pegou seu passaporte e, muito convincente, levou-a a um local estranho que parecia ser uma casa de shows.
Na verdade, tratava-se de um prostíbulo onde outras mulheres estavam. Gabriela não acreditou no que estava acontecendo e ainda tentou explicar que não fazia aquele tipo de serviço. Porém, a dona da casa não a ouviu e foi aí que ela percebeu que havia caído em uma grande farsa; que aquela mulher não trabalhava numa “Agência de modelos” e sim fazia parte de uma quadrilha de tráfico de seres humanos.





3.       Texto da Bíblia para iluminar o fato e descobrir o apelo de Deus hoje.
Vamos ouvir um texto do Evangelho de Lucas, no qual Jesus acolhe uma moça marginalizada pela sociedade e desprezada como pecadora pela religião da época. Durante a leitura, vamos prestar atenção nas atitudes das pessoas, sobretudo na atitude de Jesus para com a moça.
Leitura lenta e atenta: Lc 7,36-50: A moça do perfume: o perdão que gera amor

Momento de silêncio e reflexão

·         O que mais chama a sua atenção neste texto?
·         Qual a atitude da moça, do fariseu e de Jesus?
·         Qual a luz que o texto traz para o problema da prostituição organizada que estamos discutindo?

4.       Celebração e compromisso

1-      No Brasil, muitas moças como Gabriela sonham trabalhar no exterior, ganhar bem e poder ajudar suas famílias, mas elas acabam sendo vendidas para trabalhar como prostitutas.
Todas: Jesus, nosso Salvador, desperta-nos para este sofrimento do nosso mundo e dá-nos o desejo de trabalhar pela justiça e pela conversão de todos aqueles que as exploram.

2-      As mulheres são traficadas por causa da pobreza e também por causa de uma cultura que as coloca numa posição de inferioridade. Nenhuma pessoa sonha viver na prostituição e, sobretudo, nenhuma quer ver seus filhos ou filhas acabarem na prostituição.
Todas: Espírito Santo, ilumina-nos nos seus caminhos e ajuda-nos a restabelecer as mulheres na sua plena dignidade, no Reino de Deus. Seja nossa força libertadora das estruturas, da dominação, da subordinação.

3-      Em diversos lugares há projetos para oferecer apoio e atenção às mulheres e às crianças exploradas sexualmente.
Todas: Pela intercessão de Maria, que todas as mulheres e crianças escravizadas ou que vivem de forma desumana, conheçam a liberdade das filhas e filhos de Deus.

Preces espontâneas
Resposta: Deus de justiça, liberta-nos de tudo o que impede viver a vida em abundância.

Rezar o Salmo 8

(Roteiros para grupo de reflexão e ação; RETIRADO DA CARTILHA ELABORADA PELA CRB E CEBI; MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG http://redeumgritopelavida.blogspot.com.br/p/reflexoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser